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O que é prospecção? Saiba como prospectar novos clientes de maneira eficaz
Escrito por Erick Ruan
Aqui apresentaremos algumas dicas fundamentais para você prospectar e persuadir novos consumidores. Confira!
O que é Prospecção?
A prospecção é uma das etapas mais fundamentais de um funil de vendas. O significado geral de prospectar é realizar pesquisas e sondagens para determinar o seu proposto valor.
Em outras palavras, a prospecção de clientes é um processo estrutural para analisar novos leads.
Buscar formas de se conectar com o intuito de qualificá-los, como também, vender e transformá-los em clientes.
Para os profissionais de vendas, a prospecção é uma etapa que tem como objetivo a tentativa de contato com potenciais clientes.
Você vendedor, provavelmente já deve ter se perguntado como prospectar clientes de forma mais eficiente.
E é possível que tenha sentido a necessidade de encontrar novos métodos e modelos de prospecção para o seu negócio.
Por isso, apresentaremos neste artigo algumas soluções que podem contribuir na hora de realizar uma boa prospecção.
Como Prospectar Novos Clientes?
É importante entender que o processo de prospecção consiste em entrar em contato com os consumidores de maneira persuasiva.
Mas antes disso, é necessário compreender que para fazer uma prospecção eficiente, não basta somente sair ligando para todos os lados, é fundamental saber planejar cada ação.
Veja agora algumas dicas de como planejar uma prospecção eficaz:
1º Elabore uma lista com os seus potenciais clientes (leads)
É fundamental definir quem são os seus futuros consumidores e perceber a segmentação desejada.
Por isso, é necessário conhecer bem o seu público-alvo, definir uma persona (perfil ilustrativo do consumidor) e conhecer os seus hábitos e comportamentos.
Além disso, é importante pesquisar e realizar sondagens para determinar uma boa qualificação com os seus leads.
Sendo assim, fica muito mais fácil de prospectar com mais eficiência, pois a partir dessas definições, você poderá planejar ações direcionadas para cada possível cliente.
2º Analise o problema a ser solucionado
Sem dúvidas, uma das etapas mais importantes de um planejamento de prospecção é analisar quais são as necessidades do lead. E a sua função é buscar maneiras de resolver esse problema.
Como? Tendo claro se o seu produto ou serviço atende aquela necessidade, pesquisando referências para a resolução do problema, se esse problema interfere na decisão de compra e quais outros fatores estão interferindo na busca pela solução.
Então, antes de entrar em contato, pesquise com cautela tudo o que fora apontado pelo lead desde a primeira sinalização de interesse para com o seu negócio.
Fazendo um levantamento e um mapeamento desse percurso, fica muito mais fácil de encontrar a solução para o problema.
3º Defina um processo de prospecção
Depois que você já reconheceu quem são os seus possíveis clientes e conseguiu investigar a problemática sinalizada, é fundamental definir agora um processo de prospecção.
Analise cuidadosamente os leads e defina qual o melhor canal de contato ou comunicação, seja por e-mail, call, telefone, whatsapp, ou seja, quais as ferramentas melhores de ser utilizadas nesse momento.
É importante também definir quantas tentativas deverão ser realizadas e a duração máxima dessa cadência.
Por que é Importante Prospectar?
Não existe venda consultiva sem uma boa prospecção. É fundamental que qualquer profissional de vendas saiba como realizar uma boa prospecção de clientes.
Tão importante quanto o fechamento de uma venda, é o planejamento dela. Por isso, é essencial elaborar uma plano de ação eficaz.
Por isso, para todo lead que é sinalizado e convertido em um funil de vendas, o ideal é realizar uma pesquisa sobre os diversos aspectos da realidade que ele se encontra.
Desse modo, como já citamos aqui, é fundamental compreender o principal problema desse lead e se sua solução pode ajudá-lo ou não.
Tendo a certeza da solução, é muito provável que a sua prospecção se transforme em um fechamento de venda.
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Erick Ruan
CMO - Fly Sales Consulting
Um jovem Publicitário e Mestre em Estudos da Mídia apaixonado por filosofia e café. Mas não se engane, ele também adora funk e carnaval. Com um pouco mais de cinco anos de experiência, iniciou sua carreira como Social Media. Depois de um tempo longe do mercado, encontrou dois vendedores visionários que o propôs um desafio: estruturar e coordenar o setor Inbound em Fly Sales.